terça-feira, 22 de novembro de 2016

ÔMEGA 3 no desenvolvimento do bebê



Estudos apontam alimentos que fazem bem ao coração, que diminuem o colesterol e que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo e a importância de mantermos práticas alimentares saudáveis, visando a saúde e o bem-estar, tanto físico quanto psicológico.
Mas, é raro ouvirmos alguém preocupado se está alimentando bem o seu cérebro ou não. Normalmente não fazemos essa associação cérebro/alimentação, não é? Mas sim, nosso cérebro precisa ser alimentado desde a sua formação e vamos entender o por quê.
O DHA (ácido decosahexanóico)é importante para o desenvolvimento intelectual da criança. Hoje, vamos falar sobre o grande impacto que o Ômega 3 tem na produção de neurônios, que podem ser considerados a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso, responsáveis pela condução do impulso nervoso.
O Ômega 3 é composto por três frações específicas – ALA (ácido alfa-linolênico), EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido decosahexanóico) – e não é sintetizado naturalmente pelo organismo.
O Ômega 3 DHA melhora o desempenho cognitivo e a comunicação entre as células do cérebro, além de ter um efeito vasodilatador, melhorando a circulação cerebral e aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes. Por isso, é muito importante que ele seja consumido na dieta, especialmente por gestantes e lactantes. Uma boa alimentação e uma gravidez tranquila contribuem para um bom desenvolvimento do bebê dentro da barriga, e isso inclui também todo o desenvolvimento cerebral.
Porém, mesmo tendo-se uma dieta balanceada e rica em alimentos que possuam Ômega 3, dificilmente uma gestante conseguirá atingir a quantidade mínima diária indicada, que é de 200mg de DHA/dia, conforme recomendação da Comissão Europeia, desde 2007.
O Ômega 3 DHA ingerido durante a fase de amamentação também é recomendada, já que o bebê recebe todos os nutrientes através do leite materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo
Faça um comentário sobre o post


Um beijo e até a próxima l! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...